domingo, 4 de outubro de 2009

PESQUISA SOBRE A COMMÉDIA DELL ARTE

Discorrer sobre as características físicas e comportamentais dos seguintes personagens da Commedia:



1) PUNCINELLA
O personagem Puncinella era uma criado simples e gracioso, que gostava de uma boa macarronada . Era chamado de Pulcinella, Polichinelle ou Polichinelo, respectivamente as versões napolitana, francesa e lusitana de Maccus, personagem antiqüíssimo da farsa romana, o mais sofisticado, belicoso e cruel dos empregados, personagem sem fé nem lei.
Ele já existia do carnaval de Nápoles e passou a fazer parte da Commedia dell'arte . Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave.


2) PANTALONE
O Personagem Pantaleão era um comerciante idoso e mesmo com a idade avançada costumava se apaixonar facilmente, ele era um rico mercador veneziano, geralmente avarento e conservador.
Falava em dialeto veneziano, era apaixonado por provérbios e, apesar de sua idade, cortejava uma das donzelas da comédia. Sua máscara era negra e se caracterizava por seu nariz adunco, o que remetia aos hebreus, e sua barbicha pontuda.
Pantalone, com sua figura esguia, contrastava e complementava no jogo cênico com a figura redonda do outro velho. Chamado de Petulon, Pultruzon, Pianzamelon, Zanobio, Pandolfo, Lattantio.
Sua máscara representava o típico burguês em ascensão na época - capacidade de negociar, sua tendência a acumular bens, sua avareza. Não tratava bem os criados (os zanni).
Aparecia na trama geralmente como um impedimento da ação. Alguns lazzi: lazzo do teste de urina, lazzo da impotência, lazzo da extração de dente




3)ARLEQUINO –

O personagem Arlequim possuía habilidades acrobáticas, era um servo astuto e ignorante, um pouco ingênuo, e estava sempre envolvendo as pessoas em confusões.
Era também vadio, preguiçoso e glutão, quase sempre trapaceado por Briguela, mas que incorporou mais tarde dons musicais a fim de se tornar gracioso e elegante;
Ele era proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Inicialmente segundo zanni, transformou-se pouco a pouco em primeiro, encarnava uma mistura de esperteza com ingenuidade, estando sempre no centro das intrigas.
Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos, de onde provém sua atual roupa de losangos.
Muitos estudiosos dizem que a origem do nome Arlecchino está na palavra Hellequim – o chefe dos diabos que comandava um bando de espectros e demônios. Hellequim teria se transformado em Herlequim e posteriormante, em Harlequim.
Pueril, é o criado que faz par com Brighella. Tem memória curta (não guarda mágoas), está sempre com fome. É dinâmico, parece ter urgência nas ações físicas. Tem poderes mágicos.




4) ENAMORADOS

Os enamorados eram geralmente representados por homens e mulheres belos e cultos, falavam com elegância num toscano literário, eventualmente poderiam ser personagens ingênuos e não muito brilhantes.
Vestiam-se com roupa da moda e não utilizavam máscaras. A enamorada, segundo o esquema da trama, poderia ser cortejada por dois pretendentes, um jovem e um velho.
Os enamorados eram considerados máscaras apesar de não usarem máscaras, pois são tipos fixos, de caráter fixo.

     5) DOUTORE                                                              




Doutor Graziano ou Balanzon, médico ou advogado, pedante e estúpido, o negociante de Veneza, um amante ridículo, libidinoso, por vezes avarento, por vezes ferino ou gozador.
Podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim.
Gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo. Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.

FONTE DE PESQUISA –



- MAGALDI, Sábato, Iniciação ao Teatro, São Paulo, Ática,2000



- VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro, Porto Alegre: L&PM, 2001



http://grupo.moitara.sites.uol.com.br/PesquisaFrameER.htm



http://teatroderuaelt.blogspot.com/2006/06/algumas-consideraes-sobre-commdia-dell.html

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